sexta-feira, novembro 26


                          Sejam todos bem vindos ao blog Brincando com notas !


    Para conhecer mais sobre o propósito deste blog, é só clicar sobre a página Apresentação. Está tudo explicado lá. Ok?
       Espero que vocês façam bom uso dos materiais, e qualquer coisa me avisem. 
       Desde já, muito obrigada à todos pela visita !
       E o que eu puder ajudar, estarei à disposição. ;)

                                                                      brincandocomnotas.blogspot.com
                                                                                  Ludmila R. Roder

                                                

quinta-feira, novembro 25

Aulas de Teoria Musical Infantil

    


      Pessoal aqui estão slides feitos por mim mesma, com o auxílio do power point, com o seguinte assunto: Teoria Musical Infantil. Proponho a vocês que, ao utilizarem destes nas aulas, vocês passem de   temas relacionados e poucos por aula. Por exemplo: Na 1ª aula que irá dar sobre Teoria musical passar os slides que falam de música, som, ritmo, melodia e harmonia, para situar a criança no mundo musical. Na 2ª aula sobre teoria musical passar sobre notação musical e pauta musical, e propor exercícios adequados para que a criança fixe bem. Na 3ª aula sobre linhas suplementares. E assim por diante. Ver o que é mais adequado à sua aula.  Espero que façam bastante uso. ;)
              
                                            Por Ludmila R. Roder


Exercícios para crianças alfabetizadas - 6 anos em diante

      Pessoal aqui estão exercícios que foram feitos no word, e são relacionados aos slides da postagem acima. Então, vocês devem primeiramente passar os slides, conforme a orientação, e depois aplicar estes exercícios, para ver se a criança fixou ou não o conteúdo aprendido. Vocês podem criar outros, utilizando como base a apresentação de slides acima.
       Estes foram eu mesma quem escrevi, então se estiver confuso, me avisem. ;D


                                                                            
  Exercícios de teoria musical           

1 Complete a coluna da esquerda com as letras correspondentes :

a – São sons simultâneos combinados                                             (    ) Música
b – É o movimento ordenado dos sons no tempo                            (    ) Melodia
c – É a arte de combinar os sons                                                     (    ) Som
d – É uma seqüência de sons formando sentido                              (    ) Ritmo
e – É o resultado do movimento vibratório                                      (    ) Harmonia

2 – Quantas são as notas musicais? E quais são?

R:_______________________________________________________________
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________

3O que é a pauta musical ? Assinale a alternativa correta :
(      ) É um grupo de seis linhas paralelas, formando entre si cinco espaços.
(      ) É um grupo de quatro linhas paralelas, formando entre si três espaços.
(      ) É um grupo de cinco linhas paralelas, formando entre si quatro espaços.
(      ) É um grupo de sete linhas paralelas, formando entre si quatro espaços.

4 - Complete:
       A pauta musical também é conhecida como __________________.
       Linhas _______________ são linhas que se colocam acima ou ___________ da pauta, quando os sons vão além das ____________ do pentagrama
      As linhas colocadas acima do pentagrama são chamadas de __________ ________________  _______________, e são contadas de baixo para _________;
      As linhas colocadas abaixo do pentagrama são chamadas de ____________
_______________ _________________, e são contadas de cima para _________.

5 Dê o nome a cada uma das claves a seguir : 
                                                                                                      
     ______________   ________________   _______________


6Dê o nome a cada uma das notas abaixo. Preste atenção nas claves :
- Qual o nome das figuras abaixo?



8 - A pausa possui valor positivo ou negativo?
R: _______________________________________________________________.




                                                                          Por Ludmila R. Roder

Exercício para crianças não alfabetizadas ou em processo de alfabetização

Exemplo de exercício

       Bom, aqui está um exemplo de exercício para ser usado com criança que ainda não foi alfabetizada, ou está em processo de alfabetização. Vocês podem fazer as seguintes perguntas à criança:

- Em que linha estão os triângulos?
- As laranjas estão na linha ou no espaço?
- Onde as bolas rosas estão?
- A flor está no espaço ou na linha?
- Onde está a estrelinha azul?
- Em que linha está o quadrado verde?
- E o coração? Onde está?

     Estas perguntas não podem ser dadas impressas às crianças, já que estas ainda não sabem ler. A maneira mais correta de ser feito este exercício é oralmente, devendo-se ter impresso a folha com as figuras. Assim, você pode pedir para que a criança aponte onde está a figura e tente falar. 
     Nada impede de que vocês criem outros modelos destes. Este na imagem acima é somente um exemplo.


                                                                                        Por Ludmila R. Roder 

                                                                    

quarta-feira, novembro 24

Aquarela - Toquinho



       Amigos, aqui está um vídeo que eu mesma produzi. Fiz cada um dos desenhos no paint ( deu bastante trabalho, confesso ! rsrs* ), mas o trabalho ficou perfeito ( pelo menos eu achei! rsrs ). Após eu ter terminado de fazer todos os desenhos no paint, eu editei o vídeo no movie maker, e assim ficou :D Lindo!!
     Mas você deve estar se perguntando: Por que ela fez Aquarela? Aquarela do Toquinho é uma música bastante conhecida pelas crianças, e todas, pelo menos alguma vez na vida, já ouviu essa música. Essa música fez parte da minha infância, eu até fazia coreografia dela. ;p
    Este vídeo pode ser usado para proporcionar aos alunos um momento de descontração durante as aulas via multimídia, e até mesmo trabalhá-la depois de ser passada ( tratando sobre o que traz a música, o significado dela, etc).
    Espero que tenham gostado do resultado, e por favor: Não copiem, falando que é de sua autoria... pois, não é. Obrigada!
                                         
                                                                                        Por Ludmila R. Roder

Compositores brasileiros





Imagem retirada do site:
http://www.novomilenio.inf.br/santos/h0182j.htm
O menino que tocou triângulo para Dom Pedro II 
                               Carlos Gomes                                           
                                (1836 - 1896)
      O Sr. Manuel Gomes, que todos chamavam de "Maneco Músico", era professor de música e dirigiu também a Banda Marcial em Campinas ( na época chamada Vila São Carlos ), no Estado de São Paulo. Em 1836, nasceu mais um menino na família de "Maneco Músico", Antônio Carlos.
    O menino era muito musical. Quando a banda de Campinas apresentou-se para Dom Pedro II, em 1846, Carlos tocou o triângulo ao lado do seu irmão que tocava clarineta.
    O irmão ensinava clarineta para Carlos. Mas, depois, Carlos trocou a clarineta pelo violino, no qual se aperfeiçoou em São Paulo. Tocou bem violino, mas queria mesmo piano. Aos 11 anos, então, começou a tocar piano e fazer suas próprias músicas. Gostava de tocar piano e cantar modinhas ( cantos de origem portuguesa com influência italiana ). Aos quinze anos, Carlos e seu irmão fizeram apresentações nos salões da região e tocaram em festas, muitas vezes estreando modinhas, valsas e mazurcas de Carlos. Aos 23 anos, entrou no Conservatório de Música do Rio de Janeiro. O diretor do Conservatório era Francisco Manoel da Silva, o autor do Hino Nacional. Ele percebeu a musicalidade do rapaz.
      A partir dessa época, Carlos Gomes escreveu cantatas e, em 1861, sua primeira ópera, que teve como regente Francisco Manuel da Silva. Carlos ficou cada vez mais conhecido e recebeu prêmios e medalhas, também do imperador. Em 1863, foi para a Itália a fim de aperfeiçoar-se mais ainda. A sua mais famosa ópera, "Il Guarany", foi escrita em 1870, na Itália.
     Carlos Gomes faleceu em 1896, no Brasil, um ano após a apresentação da sua ópera "Il Guarany" em Portugal, onde recebeu uma grande homenagem do rei.

Texto extraído do livro: ABC da música de Isolde Mohr Frank, página 143.


                   O menino que tocou violoncelo numa viola
                                  Heitor Villa-Lobos
                                      (1887-1959)
Imagem retirada do site:
http://www.analekta.com/blog/en/2009/11/18/50th-anniversary-of-villa-lobos-death/
    O Sr. Raul, pai de Heitor Villa-Lobos, era funcionário da Biblioteca Nacional. Ele era, também, professor, autor de livros didáticos e músico amador. Na casa dos Villa-Lobos, todas as semanas executava-se música de câmara.
    Em março de 1887 nasceu o filho Heitor. Pequeno ainda, Heitor começou a tocar clarineta, mas queria tocar também violoncelo, só que o seu tamanho não o permitia. Vendo esse desejo do filho, o pai adaptou uma viola, colocando um espigão ( uma "perninha" ), fazendo assim um "minivioloncelo" para o filho.
    Quando Heitor tinha 12 anos, faleceu o pai. A partir daí, Heitor passou a tocar violoncelo profissionalmente em teatros, cafés, bailes. Começou, também, a tocar violão.
    Aos poucos ficou com o desejo de conhecer outras partes do Brasil. Viajou por todo o país, conhecendo, assim, a música das mais diversas regiões do Brasil.
    Em 1912, resolveu fixar-se no Rio de Janeiro e, em 1913, casou-se com a pianista Lucília Guimarães que, muitas vezes, apresentou obras do marido.
    Durante alguns anos, Heitor Villa-Lobos viveu na França e, quando voltou, em 1930, foi chamado para organizar um movimento cívico-artístico. Organizou ensaios e apresentações de grandes coros. Dirigindo um setor da Secretaria da Educação, ele ficou responsável pelo ensino de canto nos colégios, o canto orfeônico. Seu princípio era o seguinte: a música brasileira depende da formação básica da juventude e o canto coletivo é o melhor meio de educação social. Os livros com os cantos, para uma a quatro vozes, o "Guia Prático", mostram, com seus onze volumes, além de muitos outros livros, o trabalho feito com os jovens. O movimento era tão grande que, em 1942, numa concentração no estádio de São Januário, no Rio de Janeiro, havia 40 mil escolares, cantando juntos.
    A partir de 1944, Heitor Villa-Lobos viajou, como regente de orquestra, anualmente, para os Estados Unidos e para a Europa. Assim, ele regeu as orquestras mais famosas em 24 países.  
     Heitor Villa-Lobos faleceu em 1959.


Texto extraído do livro: ABC da música de Isolde Mohr Frank, página 144.






     Pessoal, aí estão dois exemplos de compositores brasileiros, que podem ser tratados em sala de aula. É aconselhável que vocês criem exercícios sobre o texto acima, fazendo com que os alunos os respondam.
    Nada impede de que se use a biografia de outros compositores, sem serem brasileiros, como: Johann Sebastian Bach, Wolfgang Amadeus Mozart, Joseph Haydn, Antonio Vivaldi, Georg Friedrich Händel, dentre muitos outros de bastante importância.
    Assim, os alunos poderão conhecer um pouco mais sobre os compositores que existiram, e também sobre suas vidas e obras. 
                                                                                      Por Ludmila R. Roder

Partituras com temática infantil

     Essa postagem contém duas partituras com temática infantil. Essas partituras podem ser usadas por professores, durante as aulas de solfejo, pois são fáceis e bem conhecidas pelas crianças. O professor poderá imprimi-las e dar uma cópia a cada um de seus alunos, e cantar a melodia com a letra primeiramente, e depois com as notas. Pode também ser usada não somente solfejada, mas também tocada, com flauta doce, teclado, piano. 


Clique sobre a imagem e a terá em tamanho
bem visível
      Letra da música A galinha do vizinho :
     A galinha do vizinho bota ovos bonitinhos. Bota um, bota dois, bota três, bota quatro, bota cinco, bota seis, bota sete, bota oito. Veja os ovos bonitinhos da galinha do vizinho !



Clique sobre a imagem e a terá em tamanho
bem visível

Letra da música Cai, cai, balão :

    Cai, cai, balão, cai, cai, balão na rua do sabão. Não cai, não, não cai, não, não cai, não, cai aqui, na minha mão.



   
  Essas partituras eu fiz no software Editom, e tirei print screen. Colei no paint, recortei somente o que eu queria e fiz os desenhos também no paint.

Feito por Ludmila R. Roder.

terça-feira, novembro 23

Editom - programa de edição de partituras livre

       
Interface do software EDITOM
       O Editom é um novo software que chegou ao Portal do Software Público Brasileiro, servindo para editar partituras, bem como ensinar música à crianças. Foi criado para permitir que iniciantes pudessem ter uma ferramenta para criar sons, representá-los em forma gráfica, escrever músicas e ouvir efeitos sonoros. Ele possui todas as caractéristicas de um editor de partitura convencional, acrescido de facilitadores em vários níveis, visando sempre permitir ao iniciante partir de ações reais, para o mundo técnico da música.
      Isso irá auxiliar todos os profissionais da área da educação musical, pois é bem interativo e simples para utilizar com crianças.
          Para baixar o software visite o seguinte site: 


sexta-feira, novembro 19

Lousa Digital


Imagem feita na lousa digital


    Lousa digital é uma tecnologia moderna e inovadora com recursos que podem auxiliar  na criação de novas metodologias de ensino. A maioria das lousas digitais são compostas por uma tela conectada a um computador e um projetor multimídia. A superfície dessa tela é sensível ao toque.
      Uma coisa bastante interessante é que o professor e o aluno podem interagir com a lousa utilizando apenas o dedo, podendo fazer coisas variadas.


    Para os profissionais da educação musical é bastante interessante pois auxiliará numa aula mais dinâmica, interativa. O professor de música poderá utilizar de jogos, criação de partituras, mostrar instrumentos musicais, propor aos alunos que façam os exercícios na própria lousa. Enfim, são muitas as possibilidades de interação nas aulas através da lousa digital.
Imagem feita na lousa digital

      Para testar os recursos da lousa digital, pode-se instalar no computador o programa Smart board, que é o mesmo usado na lousa digital.

      As imagens que estão nessa postagem, foram experiências na lousa digital durante as aulas de Tecnologia de Informação na Educação, com a professora Lígia, na Universidade Sagrado Coração, Bauru.